segunda-feira, 28 de setembro de 2015

VÍDEO FORMAÇÃO DE TRÍADES



Para reforçar a postagem anterior em que falei rapidamente sobre o campo harmônico no modo menor, vamos colocar aqui o link de uma vídeo aula do cifra club que fala sobre FORMAÇÃO DE TRÍADES.

Aproveitem:

https://www.youtube.com/watch?v=ZW7V4tma8J4



CAMPO HARMÔNICO DO MODO MENOR



Bom dia amigos.

Hoje falaremos rapidamente sobre o campo harmônico do modo menor.
Assim como o modo maior, o modo menor tem seu campo harmônico e que vai variar de acordo com o tipo de modo (menor antiga, menor melódica e menor harmônica).

ESCALA MENOR ANTIGA

Tendo como referência a escala de lá menor antiga, onde não existem acidentes, vamos formar, assim como no modo maior, tríades a partir de cada nota da escala. Vejamos:

Dessa forma teremos três tríades menores (i, iv e v), três maiores (III, VI e VII) e uma diminuta (iiº). Estas tríades são chamadas de diatônicas por usarem apenas as notas da escala.

ESCALA MENOR HARMÔNICA

A escala menor harmônica tem uma alteração na sétima nota em um semitom acima. Com isso as tríades formas ficam assim:

Neste caso temos duas tríades menores (i e iv), duas tríades maiores (V e VI), duas tríades diminutas (iiº e viiº) e uma tríade aumentada (III+).


ESCALA MENOR MELÓDICA

Já a escala menor melódica tem uma alteração na sexta e sétima notas ascendentemente e descendentemente estas alterações são retiradas. Com isso as tríades formadas ficam da seguinte maneira.



Observa-se então que as tríades formadas são as seguintes:

Ascendente:

menor - i e ii
Maior - IV e V
diminuta - vi° e vii°
aumentada - III

Na descendente fica igual a escala menor antiga.

Mas nem todos estes acordes da escala menor melódica têm a mesma importância harmônica. Por exemplo, nos acordes ii, IV e vi° que apresentam a sexta nota em sua formação, são considerados acordes de passagem porque esta nota tem esta finalidade.

As oito possibilidades usualmente empregadas são:

i, ii°, III, iv, V, VI e VII ou vii°

Abraço a todos e ótimos estudos!!!



sábado, 26 de setembro de 2015

HISTÓRIA DA MÚSICA - A MÚSICA NO RENASCIMENTO E NO BARROCO EUROPEU


Mais um assunto relacionado a História da Música, desta vez no Renascimento e Barroco.































The Young Person's Guide to the Orchestra (Guia de Orquestra para Jovens)


Boa tarde amigos.

Para quem quer conhecer ou apresentar em aula os instrumentos musicais e as suas famílias, apresento a música de Benjamin Britten (1913-1976) The Young Person´s Guide to the Orchestra ou Guia de Orquestra para Jovens que é um conjunto de variações e uma fuga sobre um tema de Purcell. Inicialmente com uma orientação didática, mas que não impediu a sua popularidade como música de concerto.

Nesta obra ele apresenta cada naipe da orquestra de uma forma bem interessante e didática.

Assistam ao vídeo abaixo:



Benjamin Britten (1913-1976)

SOLFEGE - PROGRAMA DE DITADOS MELÓDICOS, HARMÔNICOS E RITMICOS


Olá amigos da música.

Agora indico para vocês um programa excelente para quem quer praticar ditados melódicos, rítmicos e harmônicos. Treinar escalas, acordes e intervalos.

Estou falando do solfege que é um excelente programa também para o uso em sala de aula e educação musical. Simples, prático, leve e gratuito, o solfege permite que se estude com comandos simples e funcionais.

Abaixo o link do programa:

https://www.gnu.org/software/solfege/



AUDACITY - PROGRAMA DE GRAVAÇÃO MUSICAL


Boa tarde amigos.

Vocês conhecem o Audacity? É um programa que permite gravar, editar, importar e exportar áudios em diversos formatos. Simples, prático e gratuito ele é um program que pode ser utilizado tanto para gravações caseiras como em educação musical.

Abaixo tem o link para baixar o programa.
http://audacity.softonic.com.br/




MUSESCORE EDITOR DE PARTITURAS

Boa tarde amigos.

Para quem ainda não conhece, o Musescore é editor de partituras gratuito, leve e simples de se trabalhar. Com ele podemos fazer partituras musicais de instrumentos solo ou de grupos orquestrais. Vale a pena conhece-lo e trabalhar com ele.
Eu rcomendo.

Segue o link para baixar o programa:https://musescore.org/pt-br/download/musescore.msi


VESTIBULAR 2016 - CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO EAD


BOA TARDE AMIGOS.

JÁ COMEÇARAM AS INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR 2016 NO CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO.

CURSO DE LICENCIATURA EM 
MÚSICA EAD.

POLO MACEIÓ!!!

Resultado de imagem para claretiano

http://www.claretianobt.com.br/

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

CONTRAPONTO EM MÚSICA POPULAR DE CARLOS ALMADA


BOA TARDE AMIGOS.

"O livro, que faz parte da série Didáticos, completa uma trilogia dedicada à formação teórica básica e necessária para o arranjador (e/ou compositor) de música popular. Dando sequência aos títulos Arranjo (2001) e Harmonia funcional (2009), a obra pretende preencher uma lacuna considerável: a inexistência de textos sobre uma técnica voltada para as características específicas e peculiares da música popular".

"A estrutura do livro compreende cinco capítulos, com grande quantidade de exemplos e exercícios para facilitar a compreensão do leitor. No primeiro, o autor faz um breve painel histórico sobre a prática e a teoria do contraponto tradicional, de modo a fornecer ao leitor uma perspectiva das diversas mudanças ocorridas em relação a tal disciplina no pensamento e na criação musical do Ocidente no decorrer dos séculos. No segundo é feita uma revisão sucinta dos princípios do contraponto tonal estrito, estabelecidos pelo compositor e teórico austríaco Johann Joseph Fux (1660-1741) no tratado Gradus ad Parnassum (1725), que servem de base para o estabelecimento dos princípios específicos do contraponto em música popular. O terceiro capítulo apresenta os princípios de um contraponto “prático”, ao lado de algumas das principais técnicas composicionais (imitação, modulação, cânone e contraponto invertível) e formas polifônicas praticadas no período barroco (suíte, invenção, prelúdio coral, passacalha, chacona e, especialmente, fuga). O quarto e principal capítulo do livro propõe princípios específicos para uma teoria contrapontística adaptada à música popular. Tais princípios são elaborados da maneira mais abstrata e generalizante possível, com a intenção de abranger as inúmeras variantes de gêneros existentes. O quinto e último capítulo relaciona as aplicações práticas dos princípios teóricos introduzidas no capítulo anterior, abrangendo um representativo e variado painel de gêneros populares e instrumentações, com destaque especial ao tratamento rítmico na polifonia".

HARMONIA FUNCIONAL DE CARLOS ALMADA


BOA TARDE AMIGOS.

"Este livro tem como meta apresentar o curso de Harmonia Funcional da música popular de uma maneira objetiva e clara, ao mesmo tempo em que procura consistentemente fundamentar os seus principais conceitos, propondo uma abordagem teórica aprofundada de um assunto que, em geral, é tratado apenas pelo viés da praticidade. Divide-se em três partes: uma breve revisão de aspectos da Teoria Musical, o curso de Harmonia Funcional propriamente dito e uma seção de Harmonia Aplicada, na qual são apresentadas as principais características harmônicas e fórmulas de acompanhamento de dois dos mais brasileiros gêneros musicais: o samba e o choro".


LIVROS DE CARLOS ALMADA - ARRANJO



Boa tarde amigos.
Hoje passo para indicar alguns livros para estudos de Carlos Almada.
O primeiro deles é o livro ARRANJO. 
"Alguns métodos pretendem ser simples demais e acabam deixando o estudante com “vácuos” de informação. Outros, ao contrário, se atolam tanto em normas e detalhes de procedimentos que sufocam a capacidade de elaboração criativa do aluno, deixando-o condicionado a fórmulas e sistemas. Os métodos que mais comprovam sua funcionalidade são aqueles com os quai...s, por meio de um constante diálogo com o autor, o estudante pode desvendar os “porquês” imediatamente, antes do “como fazer”. Carlos Almada conseguiu trazer em seu método o equilíbrio ideal entre as duas coisas, na medida e na ordem certas. Finalmente vemos chegar ao Brasil, tão carente de literatura específica sobre música, um método realmente desenvolvido sobre essas bases. Que os estudantes façam ótimo proveito! (Sérgio Benevenuto)



ESTUDO DE HARMONIA - CAMPO HARMÔNICO DO MODO MAIOR


Boa tarde amigos.

Hoje falaremos rapidamente do Campo Harmônico do Modo Maior.

Importante lembrar que para se ter conhecimento bem sólido sobre este assunto, a pessoa precisa dominar os conceitos de intervalos, de enarmonia, de acordes e de série harmônica.

E como construímos o campo harmônico de um modo maior?

Usando como modelo a escala de dó maior, vamos construir sobre cada nota tríades apenas com as notas desta escala. Tais tríades são chamadas de tríades diatônicas.



Tríades construídas a partir de cada uma das notas da escala



Em qualquer campo harmônico criado sobre a escala maior teremos ACORDES PERFEITOS MAIORES (I, IV e V), ACORDES PERFEITOS MENORES (ii, iii e vi) e ACORDE DIMINUTO (viº). Dos quatro tipos de acordes apenas o aumentado não pertence ao modo maior como tríade diatônica.

Para fixar mais este assunto, assistam ao vídeo produzido pelo pessoal do cifra club.

Divirtam-se.




sexta-feira, 11 de setembro de 2015

1ª OFICINA DE CANTO E TÉCNICA VOCAL NORDESTE CANTAT - em MACEIÓ




Nos dias 21 à 26/09 a FAC - Federação Alagoana de Coros, ofertará a 1ª Oficina da Canto e Técnica vocal do Nordeste Cantat. 
O valor da inscrição será por apenas R$ 30,00 (por pessoa), tendo direita a participar das 06 oficinas: técnica vocal (Luciano Peixoto), técnica vocal para solistas (Maria das Vitórias), prática de coro (Luiz Martins), técnica para arranjos musicais (Leonardo Arecippo), técnica e expressão corporal (Celso Branco) e técnica vocal para coro (Patrícia Albuquerque).
O local das oficinas será no complexo do Teatro Deodoro (prédio novo).
Horário: das 09:00 às 12:00
 
OBS.: A Inscrição será realizado no primeiro dia às 08:00 da manhã, no próprio local do evento!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

HARMONICAS, HARPS AND HEAVY BREATHERS - SUGESTÃO DE LEITURA


Salve, salve amantes e admiradores da boa música e da harmônica, estou indicando um ótimo livro para quem quer conhecer melhor a história deste fascinante instrumento e de alguns de seus maiores instrumentistas. Este livro não foi editado em nossa língua, por isso vai ser preciso gastar um pouquinho de inglês para lê-lo com calma.

Ótima leitura.






MÚSICA E CRIATIVIDADE NA GRÉCIA ANTIGA

Bom dia amigos.

Mais um vídeo interessantíssimo que coloco aqui no meu blog que fala um pouco de como a música era vista na Grécia antiga. De Tim Hansen, o vídeo Music and creativity in Ancient Greece, merece ser assitido.
 https://www.youtube.com/watch?v=-1aAunaw1GA


COMO OS METAIS FUNCIONAM

Galera,
Mais um vídeo excelente mesmo da TED Ed. Este fala sobre como funcionam os instrumentos de metal, mostrando de forma fácil, com muitos gráficos e bem dinâmica.
O nome do vídeo é How brass instruments work, de Al Cannon.

Para quem conhece e não conhece, vale a pena assistir.

https://www.youtube.com/watch?v=IYHfiQ4R7Bs


MÚSICA E MATEMÁTICA: UMA EQUAÇÃO PERFEITA

Olá a todos.

Agora quero mostrar para vocês outro vídeo excelente sobre a Música e Matemática com a genialidade de Beethoven. O Vídeo chama-se Music and math: The genius of Beethoven, de Natalya St. Clair e mostra as relações matemáticas das notas musicais, consonâncias e dissonâncias.

Vale a pena assistir.
https://www.youtube.com/watch?v=zAxT0mRGuoY

Uma forma diferente de visualizar o ritmo

Bom dia amigos.

Estou colocando mais um link de um outro vídeo interessantíssimo da TED Ed sobre uma forma diferente de visualizar o ritmo musical, de John Varney.

Bastante interessante a sua abordagem.



Resultado de imagem para ted ed a different way to visualize

Como ler uma partitura musical

Bom dia a todos que apreciam a boa música

Estou colocando aqui o link de um vídeo muito bom sobre como ler uma partitura musical. O nome do vídeo é How to read music de Tim Hansen da TED Ed e mostra de uma forma bem simples e divertida com ler uma partitura.
Bom vídeo.


https://www.youtube.com/watch?v=ZN41d7Txcq0

 

quinta-feira, 3 de setembro de 2015