segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CAMPO HARMÔNICO DO MODO MENOR



Bom dia amigos.

Hoje falaremos rapidamente sobre o campo harmônico do modo menor.
Assim como o modo maior, o modo menor tem seu campo harmônico e que vai variar de acordo com o tipo de modo (menor antiga, menor melódica e menor harmônica).

ESCALA MENOR ANTIGA

Tendo como referência a escala de lá menor antiga, onde não existem acidentes, vamos formar, assim como no modo maior, tríades a partir de cada nota da escala. Vejamos:

Dessa forma teremos três tríades menores (i, iv e v), três maiores (III, VI e VII) e uma diminuta (iiº). Estas tríades são chamadas de diatônicas por usarem apenas as notas da escala.

ESCALA MENOR HARMÔNICA

A escala menor harmônica tem uma alteração na sétima nota em um semitom acima. Com isso as tríades formas ficam assim:

Neste caso temos duas tríades menores (i e iv), duas tríades maiores (V e VI), duas tríades diminutas (iiº e viiº) e uma tríade aumentada (III+).


ESCALA MENOR MELÓDICA

Já a escala menor melódica tem uma alteração na sexta e sétima notas ascendentemente e descendentemente estas alterações são retiradas. Com isso as tríades formadas ficam da seguinte maneira.



Observa-se então que as tríades formadas são as seguintes:

Ascendente:

menor - i e ii
Maior - IV e V
diminuta - vi° e vii°
aumentada - III

Na descendente fica igual a escala menor antiga.

Mas nem todos estes acordes da escala menor melódica têm a mesma importância harmônica. Por exemplo, nos acordes ii, IV e vi° que apresentam a sexta nota em sua formação, são considerados acordes de passagem porque esta nota tem esta finalidade.

As oito possibilidades usualmente empregadas são:

i, ii°, III, iv, V, VI e VII ou vii°

Abraço a todos e ótimos estudos!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário