Bom dia amigos.
Hoje falaremos rapidamente sobre o campo harmônico do modo menor.
Assim como o modo maior, o modo menor tem seu campo harmônico e que vai variar de acordo com o tipo de modo (menor antiga, menor melódica e menor harmônica).
ESCALA MENOR ANTIGA
Tendo como referência a escala de lá menor antiga, onde não existem acidentes, vamos formar, assim como no modo maior, tríades a partir de cada nota da escala. Vejamos:
Dessa forma teremos três tríades menores (i, iv e v), três maiores (III, VI e VII) e uma diminuta (iiº). Estas tríades são chamadas de diatônicas por usarem apenas as notas da escala.
ESCALA MENOR HARMÔNICA
A escala menor harmônica tem uma alteração na sétima nota em um semitom acima. Com isso as tríades formas ficam assim:
Neste caso temos duas tríades menores (i e iv), duas tríades maiores (V e VI), duas tríades diminutas (iiº e viiº) e uma tríade aumentada (III+).
ESCALA MENOR MELÓDICA
Já a escala menor melódica tem uma alteração na sexta e sétima notas ascendentemente e descendentemente estas alterações são retiradas. Com isso as tríades formadas ficam da seguinte maneira.
Observa-se então que as tríades formadas são as seguintes:
Ascendente:
menor - i e ii
Maior - IV e V
diminuta - vi° e vii°
aumentada - III
Na descendente fica igual a escala menor antiga.
Mas nem todos estes acordes da escala menor melódica têm a mesma importância harmônica. Por exemplo, nos acordes ii, IV e vi° que apresentam a sexta nota em sua formação, são considerados acordes de passagem porque esta nota tem esta finalidade.
As oito possibilidades usualmente empregadas são:
i, ii°, III, iv, V, VI e VII ou vii°
Abraço a todos e ótimos estudos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário