segunda-feira, 20 de outubro de 2014

EPISÓDIO 10 - SÉRIE GAITISTAS BRASILEIROS - FLÁVIO GUIMARÃES


 

A harmônica diatônica, também conhecida como gaita de blues, era até meados dos anos 80 um instrumento praticamente inexistente no cenário da música no Brasil. A banda Blues Etílicos surge em 1985, tendo Flávio Guimarães como o primeiro solista brasileiro de destaque nesse instrumento. O ineditismo se junta à ascensão do rock nacional e Flávio passa a ser um músico requisitado para gravações com nomes como Cássia Eller, Titãs, Paulo Ricardo, Léo Jaime, Almir Sater, Ed Motta, Luiz Melodia, Zélia Duncan, Renato Russo, Rita Lee, Zeca Baleiro, Fernanda Abreu, Kid Abelha e Alceu Valença, entre outros.
O blues cresce em popularidade no Brasil a partir do final dos anos 80 e Flávio participa de todos os principais festivais no país, do Free Jazz ao Rock in Rio, realizando shows de abertura para B. B. King e Robert Cray e tocando com ícones como Buddy Guy, Taj Mahal, Sugar Blue e Charlie Musselwhite.
Ao longo de mais de duas décadas de carreira, lança a maior discografia de um artista de blues no país, com dez álbuns lançados pelo Blues Etílicos e oito álbuns solo. Suas performances, gravações e cursos atraem novas gerações de músicos que aderem ao instrumento.
Flávio trabalha popularizando a harmônica em várias frentes, sendo o idealizador e curador do Encontro Internacional da Harmônica, principal evento temático do gênero na América do Sul, que se realiza há dez anos na cidade de São Paulo, no Sesc Pompéia, e que vem promovendo o intercâmbio entre os mais expressivos gaitistas de todo o mundo. É também o primeiro representante e endorser das harmônicas Hohner no continente. A secular fábrica alemã conta com Toots Thielemans entre vários dos principais gaitistas internacionais nos seus quadros.
Flávio residiu nos EUA nos anos 70, onde aprendeu o idioma e teve seu primeiro contato direto com o blues. É um intérprete que canta em inglês com sentimento, timbre e sotaque correto. Como arregimentador, sempre soube se cercar dos melhores músicos e montar bandas que são verdadeiras especialistas nessa linguagem musical, garantindo shows e gravações sempre dentro do mais alto padrão.
Atualmente, divide sua agenda entre a carreira solo e a Blues Etílicos, realizando cerca de 60 shows por ano, no Brasil e no exterior, além de workshops e cursos. Seu mais recente álbum, Flávio Guimarães and Friends conta com alguns dos principais ícones do blues norte americano como Steve Guyger, Charlie Musselwhite, Rick Estrin, Joe Filisko, Peter Madcat e Gary Smith. Os recentes CDs que lançou são distribuídos na Europa e nos EUA pelo selo Chico Blues Records.

FONTE: http://www.flavioguimaraes.com.br

Agora com vocês uma mostra de Flávio Guimarães. 
Apreciem sem moderação!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário