Boa
tarde queridos amantes da boa música.
Hoje
vou falar de duas noções básicas da harmônica, o manejo (como segurar) e
embocaduras.
SEGURANDO A HARMÔNICA
Segure
a harmônica, com a mão esquerda deixando os números que ficam na placa de
proteção superior da gaita na ordem crescente, como podemos ver nas figuras
abaixo.
Observe
a numeração que vai de 1 a 10 na gaita diatônica.
Tanto a diatônica como a cromática devem ser seguradas da seguinte maneira:
A mão direita
servirá para a criação de efeitos como o uá-uá, vibratos, surdina etc.
O canhoto deverá
segurar a gaita com a mão direita, deixando a gaita também com a sua numeração
conforme as figuras anteriores da diatônica e da cromática. E os efeitos
serão executados com a mão esquerda.
EMBOCADURA
Embocadura
é a forma como colocamos a boca no instrumento para poder executá-lo. E na
gaita, diferentemente de outros instrumentos de sopro, podemos usar vários tipos
de embocadura.
A
primeira e a mais simples é a embocadura de bico, onde o músico deixa os
seus lábios como se fosse assobiar e nesta posição coloca-os sobre cada um dos
orifícios do bocal, soprando e aspirando cada nota individualmente.
Uma outra embocadura é que usualmente chamada
de Tongue blocking ou notas cobertas. Neste caso você poderá fazer
acompanhamento e solos simultaneamente. Segundo, Ronald Silva, consiste em
adaptarmos os lábios sobre o bocal da harmônica, cobrindo 2 ou 3 orifícios de
uma vez fazendo com que soem como um acorde. Depois colocamos a língua voltada
para o lado esquerdo da cavidade bucal e a apoiamos sobre o bocal do
instrumento, de forma a cobrir 2 ou 3 orifícios cujas notas não devem ser executadas,
deixando apenas o orifício da direita, para que a nota soprada ou aspirada
possa soar sozinha. Veja o desenho abaixo:
Outro tipo de embocadura que pode ser utilizado
para a harmônica, é a embocadura de língua em "u", que neste
caso vai depender da ajuda da genética de cada um para fazê-la. Veja a figura
abaixo:
Temos também a embocadura de solo em oitavas,
que consiste em executar ao mesmo tempo notas iguais, porém de oitavas
diferentes. O intervalo entre as notas executadas é de 5 orifícios. Para que o
músico consiga fazer isso, será necessário que os orifícios intermediários
sejam cobertos com a língua, ficando expostos apenas os orifícios que
constituem a oitava.
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