quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

ARTE E DIDÁTICA



Bom dia amigos.

Hoje vou colocar aqui um trecho do livro acima, que acredito irá ajudar bastante aos professores de Arte que assim como eu, encontram desafios diários para ensinar uma disciplina que ainda enfrenta barreiras como a falta de respeito e importância.

Como eu digo sempre: NÃO EXISTE VIDA SEM ARTE!

UMA CRÔNICA PARA SE PENSAR O ENSINO DE ARTES

- QUAL FOI, VOVÔ, O MELHOR OU A MELHOR PROFESSORA QUE JÁ TEVE?
- NÃO É FÁCIL RESPONDER ESSA QUESTÃO, QUERIDA. VOVÔ TEVE EXCELENTES PROFESSORES, ADMIRÁVEIS, E EM MEIO A TANTOS E TANTAS NÃO É FÁCIL ESCOLHER APENAS UM. AGORA, MEU BEM, SE VOCÊ DESEJAR SABER QUAL ENTRE TANTOS PROFESSORES MARAVILHOSOS O QUE MAIS ME MARCOU E MAIS INFLUENCIOU, NÃO TENHO DÚVIDAS, FOI POR CERTO A PROFESSORA CLARICE.
- FALE-ME DELA, VOVÔ. COMO ERA ESSA PROFESSORA? O QUE TINHA DE ESPECIAL QUE POR TANTO TEMPO O SENHOR NÃO A ESQUECE? QUE MATÉRIA ENSINAVA A PROFESSORA CLARICE?
- PASSARAM-SE MUITOS ANOS, MAS DELA JAMAIS ME ESQUECEREI. EU DEVERIA TER SETE OU OITO ANOS, NÃO MAIS, E CLARICE ERA MINHA PROFESSORA DE ARTES. ERA LINDA. IMPOSSÍVEL ESQUECÊ-LA!
- ERA LOIRA? TINHA CACHOS, USAVA TRANÇAS? ERA ALTA, VESTIA-SE BEM? COMO ERA A PROFESSORA CLARICE?
- A BELEZA DE CLARICE, MEU BEM, ERA UMA BELEZA DIFERENTE, UMA BELEZA INTERIOR. EU A ACHAVA LINDA PELA MANEIRA COMO NOS ENSINAVA. PELA PACIÊNCIA COM QUE, SEMPRE SORRINDO, NOS MOSTRAVA A DIVERSIDADE DA MÚSICA, AS MUITAS SURPRESAS DA DANÇA. PELO ENCANTO COM QUE ORGANIZAVA TEATROS E NOS ENSINAVA A DEIXARMOS DE SER NÓS MESMOS, INCORPORANDO UM PAPEL, ASSUMINDO OUTRAS PERSONALIDADES. ERA NEGRA, IMENSA, BRILHANTE, ALEGRE E TRANSBORDAVA DE FELICIDADE, NOS INUNDANDO A TODOS. A PROFESSORA CLARICE ME ENSINOU A OLHAR...

Bem. É isso!
Inté.
 



















Nenhum comentário:

Postar um comentário