Bom dia meus caros.
Continuando o assunto sobre intervalos, hoje vamos falar sobre outros tipos de intervalos: Os AUMENTADOS e os diminutos.
Conceitos muito fáceis de serem assimilados.
Os intervalos AUMENTADOS (A) são aqueles que têm um semitom cromático a mais que os intervalos justos ou maiores.
Vocês já sabem quem o intervalo de 4ª justa tem 2 tons e 1 semitom. Para transforma-lo em AUMENTADO, basta acrescentar um semitom ou para mais ou para menos.
Por exemplo no intervalo de dó a fá, temos uma 4ª Justa. Se acrescentarmos um sustenido no fá, ficando o intervalo de dó a fá#, teremos uma 4ª Aumentada. Também conseguiremos isso se no dó diminuirmos ele a dó bemol, ficando o intervalo de dó bemol a fá natural.
Já os intervalos diminutos (D) são aqueles que têm um semitom cromático a menos que os justos ou menores.
Num intervalo de 3ª menor, que tem 1 tom e 1 semitom, por exemplo de dó a mi bemol, se colocarmos mais um bemol no mi ou um sustenido no dó, transformaremos este intervalo em um de 3ª D.
Algumas observações interessantes:
1) Todas as quintas, formadas por notas não alteradas ou com alterações iguais, são justas. Por exemplo, de fá a dó ou sol sustenido a ré sustenido.
A única exceção é a quinta do intervalo si - fá que é uma quinta diminuta.
2) Todas as quartas, formadas por notas não alteradas ou com alterações iguais, são justas. Por exemplo, de lá a ré ou sol sustenido a ré sustenido.
A única exceção é a quarta do intervalo fá-si que é uma quarta aumentada.
3) Este intervalo de quarta aumentada é chamado de trítono ou trinom e do século XV ao XIX era chamado de DIABOLUS IN MUSICA por ser considerado perigoso e de difícil execução.
4) Não existe intervalo de primeira diminuta.
Por enquanto é isso pessoal.
Bons estudos e até a próxima postagem que falarei de intervalos compostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário