Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley (Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945 — Miami, 11 de maio de 1981), foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o género. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos.2 A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Levou, através de sua música, o movimento rastafari
e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, preservação
ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo.
A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e
políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do
povo negro, pobre e oprimido da Jamaica. A África
e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram
centro de assunto das suas músicas, por se tratar da terra sagrada do
movimento rastafari.
Hoje pode ser considerado o primeiro e maior astro musical do Terceiro Mundo e a maior voz deste. Suas músicas mais conhecidas são " I Shot the Sheriff "," No Woman, No Cry"," Could You Be Loved "," Stir It Up "," Get Up, Stand Up "," Jamming "," Redemption Song "," One Love/People Get Ready "e," Three Little Birds ", e tambem lançamentos póstumos como " Buffalo Soldier "e" Iron Lion Zion ". A coletânea Legend,
lançada três anos após sua morte e que reúne algumas músicas de álbuns
do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história. Bob foi casado
com Rita Marley (de 1966 até a morte), uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers
depois que eles alcançaram sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro
de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley (lê-se Stivân), que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outros de seus filhos, Ky-Mani Marley, Julian Marley e Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiram carreira musical. Foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos.
Quando foi morar em Trenchtown,
Bob ainda novinho já tinha uma ligação forte com a música. Ele e o seu
amigo Bunny, filho do homem com quem a mãe de Bob havia casado,
improvisavam guitarras feitas de lata e acompanhavam os sucessos vindos
da América, particularmente de New Orleans, sintonizados em um
mini-rádio transistorizado. Eles captavam Ray Charles, Fats Domino, Brook Benton (um dos preferidos de Marley) e grupos como os Drifters, que eram muito populares na Jamaica.
Nesta época, a juventude jamaicana fervia com esta gama variada de R&B
americanos, mas ter um rádio transístor para captar a nova onda era
luxo, por isto nomes como Coxsone Dodd, Leslie Kong e outros, ficaram
famosos por seus Sound Systems (sistemas de som), normalmente um furgão
equipado com aparelhagem suficiente para fazer a rapaziada se animar com
os últimos sucessos chegados dos EUA nas ruas dos guetos.
Por volta do início dos anos 60, o movimento R&B começou a decair nos Estados Unidos
e tornou-se difícil a aquisição de discos para satisfazer a dieta
insaciável de lançamentos que o povo jamaicano exigia. Os donos dos
Sound Systems viram-se então obrigados a investir no talento dos músicos
locais. Começava-se a desenvolver nesta época na ilha, uma música que
incorporava as tradições musicais jamaicanas com influências do R&B e
das Big Bands, resultando no vibrante e agitado som do Ska. A independência da Jamaica em 1962, deixando de ser uma colónia britânica, ajudou a compor o momento de criação de uma música originalmente jamaicana.
Os donos de Sound Systems tornaram-se então produtores. Alugavam
algum estúdio de duas pistas, descobriam algum rapaz que tivesse o
talento de cantar suas emoções vividas nos guetos de Kingston, e faziam
discos de Ska.
Quando Bob Marley deixou a escola aos 14 anos, parecia ter apenas uma
ambição: a música. Mas, muito para agradar sua mãe, que temia que ele
se tornasse um rude boy (como são conhecidos os delinquentes juvenis na
Jamaica), arranjou um emprego de soldador.
Passava suas horas livres ao lado de Bunny aperfeiçoando as suas
habilidades vocais. Eles eram ajudados por um dos mais célebres
habitantes de Trenchtown
na época, o cantor Joe Higgs, que dava aulas informais de canto para
artistas aspirantes que estivessem interessados em aperfeiçoar suas
habilidades. Foi numa destas sessões que Bob e Bunny Wailer conheceram Peter Tosh, outro jovem com grande ambição na música.
Em 1962 Bob fez uma audiência para o produtor Leslie Kong, que veio a
publicar as suas primeiras gravações. "Judge Not", composta por Bob
Marley, foi a primeira. Apesar de as músicas gravadas não terem sido
executadas nas rádios e chamado pouca atenção do público, só vieram
confirmar a ambição de Marley de se tornar cantor.
No ano seguinte, Bob decidiu que o caminho a seguir seria criar uma banda. Juntou-se com os seus amigos Bunny Wailer e Peter Tosh
para formar os "Wailing Wailers". Escolheram este nome para a banda
porque diziam que, ao nascer no gueto, nasciam a lamentar, e "wail"
signifca "lamentar". O novo grupo tinha um mentor: o percussionista rastafari
chamado Alvin Patterson, que apresentou os garotos para o produtor
Coxsone Dodd. No verão de 1963, Coxsone ouviu os Wailing Wailers e,
satisfeito com o som do grupo, resolveu gravá-los.
Os Wailing Wailers finalizaram seu primeiro single, "Simmer Down"
através do selo de Coxsone, durante as últimas semanas de 1963. Já em
janeiro do ano seguinte era a primeira nas paradas jamaicanas, e se
manteve nesta posição durante os próximos dois meses.
O grupo, Bob, Bunny e Peter juntamente com outro cantor, Junior
Braithwaite e mais duas backing vocals, Berverly Kelso e Cherry Smith,
eram a grande novidade no cenário jamaicano. "Simmer Down" causou grande
sensação na ilha e os Wailing Wailers começaram a gravar com
regularidade para o lendário Studio One de Coxsone Dodd. O grupo agora
criava novos temas identificando-se com os Rude Boys das ruas de Kingston. A música jamaicana finalmente tinha uma identidade e alguém que falava a mais pura linguagem do gueto.
Nos anos seguintes, a banda de Marley colocou mais alguns hits nas
paradas da ilha, o que estabeleceu a popularidade do grupo mas, apesar
disto as dificuldades económicas que atravessavam fez com que Junior
Braithwaite, Berverly Kelso e Cherry Smith deixassem a banda. Além
disso, a mãe de Bob havia-se casado novamente e mudou-se para Delaware, nos Estados Unidos,
onde economizou algum dinheiro para mandar uma passagem de avião para o
jovem Marley, naquela altura com 20 anos. A intenção da mãe de Bob era
que lá ele começasse uma nova vida. Antes de se mudar para a América do
Norte, ele conheceu uma jovem chamada Rita Anderson, e no dia 10 de
fevereiro de 1966 casaram-se.
A estadia de Marley nos Estados Unidos
teve vida curta. Ele só trabalhou lá o suficiente para financiar a sua
verdadeira ambição musical. Em outubro de 1966, Bob Marley, depois de
oito meses na América do Norte, retornou à Jamaica. Este foi um período
decisivo na sua formação, pois o imperador da Etiópia, Haile Selassie, havia feito uma visita de estado na Jamaica em abril daquele ano, e durante o período em que Bob esteve fora, o movimento rastafari ganhou nova vida nas ruas de Kingston. Marley começou cada vez mais a se aprofundar dentro do espírito e cultura rastafari.
Em 1967, a música de Bob já refletia a sua nova crença. Ao invés de
cantar hinos para os Rude Boys, Marley começou a compor temas sociais e
espirituais, o que se tornou sua marca registrada e seu maior legado.
Uniu-se novamente a Peter Tosh e Bunny Wailer
para reorganizar o grupo. Eles simplificaram o nome original "Wailling
Wailers" para "The Wailers". Rita tinha iniciado sua carreira como
cantora e alcançou um grande sucesso com a música "Pied Piper", uma
versão cover de uma música pop inglesa. A música jamaicana, por sua vez,
estava a transformar-se: o agitado Ska tinha sido substituído por um ritmo mais lento e sensual chamado Rocksteady.
O compromisso que os Wailers vinham assumindo com o movimento rastafari
provocou um certo conflito com o produtor Coxsone Dodd. Então,
decidiram controlar o seu destino fundando seu próprio selo,
Waili'N'Soul. Devido à ingenuidade deles nos negócios, apesar de terem
conseguido algum sucesso no princípio, a firma acabou falindo no final
de 1967. Apesar disto, o grupo sobreviveu inicialmente como compositores
para uma companhia associada ao cantor americano Johnny Nash, que na década seguinte teve um grande sucesso internacional com a música "Stir it Up" de Marley.
No final da década de 1960 e início de 1970, os Wailers também se uniram ao produtor Lee Perry,
o mago dos estúdios, que transformou as possibilidades técnicas de
gravação numa forma requintada de arte. A união dos Wailers com Lee
Perry resultou em algumas das mais belas produções da banda. Faixas como
"Soul Rebel", "Duppy Conqueror", "400 Years" e "Small Axe" não foram
apenas clássicos, mas definiram a direção do Reggae.
Nesta mesma época, o baixista Aston "Family Man" Barret e seu irmão, o
baterista Carlton se uniram aos Wailers. Eram eles que formavam a base
rítmica dos "Upsetters", o grupo de estúdio de Lee Perry com quem os
Wailers tinham gravado em todas aquelas sessões junto ao produtor. Os
dois irmãos eram, indiscutivelmente, a melhor sessão rítmica da época e o
The Wailers, junto a eles, começou a ganhar forma. Anos mais tarde,
Family Man, numa declaração, disse:
Nós éramos a melhor cozinha e os Wailers o melhor grupo vocal da Jamaica, então nos perguntamos: por que não pôr o mundo de joelhos?" |
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A reputação do grupo era aclamada por tudo quanto era Caraíbas, mas continuavam desconhecidos internacionalmente.
No verão de 1971, Bob aceitou o convite de Johnny Nash para acompanhá-lo até a Suécia, onde o cantor americano tinha sido encarregue de produzir a trilha sonora para um filme sueco. Enquanto estava na Europa, Marley assinou um contrato com a CBS, que naturalmente também era a gravadora de Nash. No verão de 72 todos integrantes dos Wailers
estavam em Londres promovendo ostensivamente um single para a CBS:
"Reggae on Broadway". Mas assim como o filme de Nash, o projeto
fracassou e os Wailers
se viram em maus lençóis numa terra distante. Como última cartada na
Europa naquele ano, Marley dirigiu-se aos estúdios da Island Records, em
Londres, e perguntou se podia ver seu fundador Chris Blackwell.
Chris Blackwell, um jamaicano branco, descendente de ingleses,
pertencente a uma rica e tradicional família da ilha, havia fundado a
Island Records na Jamaica ainda no final dos anos 50 e já estava
envolvido com a cultura musical jamaicana, mesmo antes da época do Ska. A
companhia foi uma das pioneiras em exportar a música jamaicana para o
mundo e na década de 60 se tornou a principal responsável por
lançamentos e divulgação da música da ilha no Reino Unido, desde o Ska, passando pelo Rocksteady até o Reggae. A Island, ainda nos anos 60, também expandiu seus negócios para o rock'n roll, tendo em seu "casting" artistas como Traffic, Jethro Tull, King Crimson, Cat Stevens,
Free e Fairport Convention. Assim, quando Marley fez seus primeiros
passos dentro da Island em 1971, ele estava se conectando com a mais
quente das gravadoras independentes na época.
Blackwell sabia da reputação de Marley na ilha caribiana. Tanto o
lado no qual eram conhecidos como um bando de Rude Boys, quanto a de que
eram de qualidade e fibra inigualáveis e que, acima de tudo eram muito
populares e respeitados tanto na Jamaica como, já na época, em todo Caribe.
Foi oferecida ao grupo uma oferta de confiança aonde Chris Blackwell, o
contratante, dava um adiantamento de £ 4.000 (o equivalente
aproximadamente a US $ 8.000), e uma carta branca para eles irem para a Jamaica e produzirem o material para o primeiro álbum do The Wailers na Island Records. Pela primeira vez uma banda de Reggae
tinha este tipo de tratamento, comparável aos seus contemporâneos do
rock n' roll, com acesso ao mais alto nível de gravação. Antes disso,
considerava-se que Reggae
só vendia discos "singles" ou coletâneas de baixo custo. Blackwell foi
advertido por várias pessoas a não confiar tanto assim nos garotos e que
possivelmente eles sumiriam com o dinheiro sem que se visse resultado
de gravação alguma. Depois de alguns meses, os Wailers estavam de volta a
Londres com o material que haviam gravado nos estúdios da Island em Kingston.
Para tornar o material mais agradável aos ouvidos do público
internacional, foram acrescentadas às gravações originais, solos de
guitarra e linha de teclados executadas por músicos ingleses. A
estratégia de Blackwell consistia em lançar os Wailers como uma nova
banda de Rock, composta por negros jamaicanos. O resultado disso foi o
álbum "Catch a Fire", com uma sugestiva embalagem em forma de isqueiro,
de onde se retira o vinil abrindo a tampa. O disco foi pesadamente
promovido, iniciando a partir daí a escalada internacional do sucesso e
reconhecimento de Bob Marley.
A cadência de Marley, aliada a suas letras de paz, protesto e
engajamento social contrastavam completamente com o que rolava no
cenário do rock da época. A gravadora decidiu que os Wailers deveriam excursionar fazendo shows tanto no Reino Unido, como também nos Estados Unidos, de novo uma completa novidade para uma banda de Reggae.
A banda embarcou numa excursão pela Europa, o que a solidificou em suas
performances ao vivo. Depois de três meses, voltaram à Jamaica, e
Bunny, decepcionado com a vida na estrada e o pouco dinheiro que
ganhavam, recusou-se a participar da tour pelos Estados Unidos. Foi
substituído por Joe Higgs, o mestre musical dos ainda adolescentes Wailers, nos tempos de Trenchtown. Nos Estados Unidos,
Bob Marley e seus parceiros lotaram alguns clubes noturnos e abriram
shows para outros artistas. A repercussão da banda em sua tournée andava tão bem que foram arranjadas 17 datas para os Wailers abrirem os shows de Sly & The Family Stone,
na época a maior banda de Black Music da América. Depois de abrir
quatro shows para Sly, Bob Marley e sua banda foram retirados da tournée. Pelo que parece, Bob Marley & The Wailers destacavam-se mais do que a banda que deveria ser a atração principal.
O primeiro sinal da projeção de Bob Marley como astro internacional
viria através de um presente de Chris Blackwell, para o proeminente novo
artista. Logo após o impacto do álbum "Catch a Fire" no mercado
europeu, Blackwell entregou a Marley as chaves da Island House, uma
imponente mansão situada na Hope Road Avenue, parte rica de Kingston,
inclusive muito próxima à sede do governo, que ficava rua abaixo com
seus imensos jardins. Em pouco tempo o novo "yard" de Marley tornou-se
um núcleo de criação e uma espécie de comunidade, com acesso livre para
toda a família, amigos do gueto, rastas, namoradas de uns e outros,
músicos, jornalistas estrangeiros, e mais alguns outros que
eventualmente apareciam para jogar o famoso futebol de fim de tarde no
estacionamento da casa. Bob Marley, como revelam relatos de amigos e
família, dava dinheiro e comida para pessoas que vinham da favela pedir.
Era comum formar filas de mulheres com bebés, crianças, jovens e até
mesmo homens que queriam começar um pequeno negócio, na porta da casa do
músico.
Este clima de euforia de uma nova vida comunitária religiosa e
criativa encontraria sua tradução no disco "Burnin", segundo lançamento
dos Wailers pela Island Records, no final de 1973. As músicas, com um
conteúdo ainda mais politizado e social que as do álbum anterior,
atingiam o público branco da Europa e Estados Unidos
com clássicos como "Get Up, Stand Up", na qual Bob alerta as pessoas
para que lutem por seus direitos , "I Shot the Sheriff", etc. Estava a
acontecer uma verdadeira revolução musical e ideológica.
Celebridades como Paul McCartney, Mick Jagger começavam a admirar o ascendente trabalho do jamaicano. O lendário Eric Clapton
ressurgiu regravando "I Shot the Sherif", de Marley, versão que atingiu
os primeiros lugares nas paradas, colocou o guitarrista inglês
novamente no cenário musical e ajudou a alavancar ainda mais a carreira
de Bob Marley & The Wailers.
Em outubro de 1974, "Natty Dread" foi lançado. Graças ao sucesso da
faixa "No Woman No Cry", que atingiu o primeiro lugar na parada inglesa,
Marley tornou-se ainda mais popular. A essa altura, o grupo já não
contava mais com Bunny Wailer e Peter Tosh, que partiram para suas carreiras solo e foram substituídos pelas I-Threes: as cantoras Judy Mowatt, Marcia Griffiths e a mulher de Bob, Rita Marley.
Com o lançamento do próximo disco, "Rastaman Vibration", em 1976, o cantor conquistou a fama nos Estados Unidos. Na Jamaica, a sua fama já era quase mística, e em grande parte graças às mensagens de suas músicas, o pensamento rastafari estava a tornar-se muito popular nos guetos jamaicanos. Em meio a este quadro, também havia o fato de o imperador etíope Haile Selassie, considerado pelos rastas como a representação de Deus na Terra, ter falecido no final de 1975.
Em 1976, ano de eleições parlamentares na Jamaica, a ilha vivia um
dos períodos mais sangrentos da sua história. Havia, praticamente, uma
guerra civil entre jovens militantes que defendiam partidos distintos.
Bob Marley quis dar um show gratuito pela paz e pela união da juventude.
O então primeiro-ministro, líder do partido PNP, Michael Manley,
apoiou e deu força à ideia do concerto pela paz, para supostamente
apaziguar as tensões antes das eleições, marcadas para dali uns dias.
Dois dias antes do show, porém, a casa de Bob Marley na Hope Road Avenue
foi invadida por um grupo de pistoleiros defensores do candidato
opositor a Michael Manley,
que invadiu a sala onde Marley estava a ensaiar, e disparou tiros em
todas as direções, com o intuito de o matar. Miraculosamente, ninguém
foi morto no ataque noturno. Don Taylor, empresário de Marley, estava a
aproximar-se dele no exato momento em que os homens começaram a
disparar, levando vários tiros e tendo, como legado deste fato, uma vida
sobre a cadeira de rodas. Rita Marley levou um tiro de raspão na
cabeça. O projétil ficou alojado em seu couro cabeludo. Marley recebeu
um tiro que raspou seu peito logo abaixo do coração e penetrou
profundamente em seu braço esquerdo. O caso de Marley foi o menos grave
entre os atingidos, sendo o primeiro a sair do hospital. No dia 5 de
Dezembro, Bob, depois de muitos alertas, resolveu subir ao palco do
festival mesmo baleado. Ainda com os curativos, Marley se apresentou no
concerto "Smile Jamaica", pela paz, e depois mostrou os seus ferimentos
ao público. Nesta ocasião, ao ser questionado sobre o fato de comparecer
ao show mesmo baleado, o músico disse uma de suas mais conhecidas
frases: "As pessoas que estão a tentar destruir o mundo não tiram um dia
de folga. Como posso eu tirar, se estou a fazer o bem?"
Logo após o concerto "Smile Jamaica", o cantor mudou-se para Londres, temendo que fosse vítima de outro atentado político, devido aos temas e críticas políticas e sociais de suas músicas. Em Londres,
gravou seu disco "Exodus". A partir de então, o sucesso dos Wailers só
aumentou e cada disco lançado destacava-se nas primeiras posições
inglesas e americanas.
Bob Marley voltou a morar na Jamaica em 1978. O músico resolveu conceder um concerto gratuito em Kingston
para comemorar o seu retorno. No dia 22 de abril de 1978, Bob Marley
& The Wailers apresentaram-se no Estádio Nacional de Kingston, no
famoso "One Love Peace Concert". Neste show, Marley chamou ao palco o
então primeiro-ministro jamaicano, Michael Manley, líder do partido PNP, e Edward Seaga,
líder do partido da oposição, para que dessem as mãos e fizessem um
juramento de paz. A multidão que assistia ao concerto foi à loucura.
Ainda em 1978, Bob foi pela primeira vez a África, onde visitou o Quénia e a Etiópia, país sagrado reverenciado pelo movimento rastafari. Depois de uma nova tournée pela Europa e EUA, o grupo lançou o disco ao vivo "Babylon By Bus", e tocou na Austrália, Japão e Nova Zelândia.
Em 1979, Bob Marley & The Wailers lançaram seu álbum mais
politizado de todos. "Survival" tinha como tema nas suas músicas os
problemas sociais e políticos pelos quais o continente africano passava,
como guerras, fome e o domínio branco. Neste álbum, foi lançada a
música "Zimbabwe": uma música de apoio aos rebeldes negros da Rodésia, que estavam prestes a conquistarem sua independência do domínio branco, criando o estado do Zimbabwe. "Africa Unite" também é uma música clássica deste álbum, que mistura assuntos da fé rastafari com a situação social dos africanos. "Survival" chegou a ser censurado pelo regime do Apartheid na África do Sul. Mas, por sua vez, África
era o único continente em que o grupo ainda não se havia apresentado.
Porém, em 1980, após terem se apresentado no início do ano no Gabão, Bob
Marley e sua banda foram convidados a se apresentarem na cerimonia de
independência do Zimbabwe. Bob Marley & The Wailers apresentaram-se
em 18 e 19 de abril na festa de independência, em Harare, no Zimbabwe.
Em maio de 1980, foi lançado "Uprising", sucesso instantâneo no mundo
inteiro com hits como "Could You Be Loved" e a comovente faixa de
encerramento "Redemption Song". Os Wailers embarcaram na sua maior tournée europeia, arrasando quarteirões em todos os lugares em que passaram, incluindo o legendário show em Milão, Itália,
com público estimado em 100.000 pessoas, recorde absoluto até então
para qualquer banda do mundo. Bob Marley & the Wailers eram
simplesmente a banda em tournée mais importante daquele ano e o
álbum "Uprising" bateu todas as paradas de sucesso no continente
europeu. Foi um período de máximo otimismo na carreira de Bob Marley.
Após a tournée europeia, com uma vasta agenda marcada, Bob Marley e a banda partiram para os Estados Unidos, quando fizeram dois shows no Madison Square Garden.
Durante a segunda apresentação, Bob passou mal no palco e começou a ser
averiguado o que se passava com o ídolo do reggae. Bob, embora com
problemas de saúde, chegou a fazer ainda mais um show em Pittsburgh, no dia 23 de setembro de 1980 (último show de Bob Marley), mas logo o mundo recebeu a triste notícia de que o astro do Reggae
tinha câncer. A doença teria sido decorrente de um ferimento
infeccionado no dedão do pé, que ele teria sofrido em 1977, durante uma
partida de futebol em Londres. A ferida, quando feita, não havia
cicatrizado, e sua unha posteriormente havia caído; foi então que o
diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie
de câncer de pele, chamado melanoma maligno,
que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos aconselharam-no a amputar o
dedo, porém Marley recusou-se a fazê-lo devido à sua filosofia rastafari, de que o corpo é um templo que ninguém pode modificar (motivo pelos quais os rastas deixam crescer a barba e os dreadlocks).
Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a
amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se
encontrava no auge.
O cancro espalhou-se para o cérebro, o pulmão e o estômago. Ele lutou contra a doença durante oito meses buscando tratamento na clínica do Dr. Joseph Issels na Alemanha,
no final de 1980 e início de 1981. Durante algum tempo, o estado de
Marley parecia ter se estabilizado com o tratamento naturalista do
doutor alemão.
Em maio de 1981, quando o Dr. Joseph Issels anuncia que nada mais
poderia ser feito, Bob Marley já abatido pela doença, resolveu retornar
para sua casa na Jamaica
para passar seus últimos dias junto à família e amigos. Ele não
conseguiu completar a viagem, tendo que ser internado em um hospital de
Miami. A sua mãe segurava a sua mão aos prantos enquanto Bob a consolava pedindo que secasse as lágrimas
dizendo: "Mãezinha não chores. Vou à frente para preparar um lugar."
Faleceu pouco antes do meio-dia de 11 de maio de 1981. Menos de 40 horas
depois de deixar a Alemanha.A música, a mensagem e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde a sua morte. Também lhe deu um status mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Marley é enormemente popular e bastante conhecido ao redor do mundo inteiro. É considerado o rei do Reggae
e é visto como uma das maiores vozes do povo pobre e oprimido, e um dos
maiores defensores da paz, da liberdade e da igualdade social e de
direitos. Após a sua morte, a data do seu aniversário, o dia 6 de fevereiro, foi decretado feriado nacional na Jamaica.
Bob Marley era adepto do movimento político-religioso rastafari, que proclama Haile Selassie (imperador da Etiópia
falecido em 1975) como a representação divina na Terra e que defende o
retorno do homem negro pelo mundo para a África. Bob Marley, altamente
influenciado pela filosofia rastafari,
expressava espiritualidade e defendia a liberdade, paz, igualdade
social e de direitos, o amor universal e a irmandade para toda
humanidade nas suas músicas, fazendo com que o movimento rastafari fosse conhecido pelo mundo inteiro. Mortimer Planno foi um ancião rasta que deu-lhe ensinamentos sobre o movimento.
Se todos nos unirmos e dermos as mãos, quem sacará as armas? - Eu só tenho uma ambição: que a humanidade viva unida. Negros, brancos, orientais, todos juntos. - Eu não estou do lado dos negros nem dos brancos. Eu estou do lado de Deus, quem me fez vir do homem branco e do negro. |
— Bob Marley
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Marley era um grande defensor da planta Cannabis, usada por ele no sentido da comunhão. Na capa de Catch a Fire, inclusive, ele é visto a fumar uma "ganza", e o uso espiritual de cannabis, característico do movimento rastafari, é mencionado em muitas das suas músicas. No movimento rasta, os dreadlocks representam a força espiritual, as raízes (assemelham-se, literalmente, a raízes) que une o homem à Mãe África.
Em janeiro de 2005 foi divulgado que Rita Marley estava a planear exumar os restos de Bob Marley e enterrá-los em Shashamane, Etiópia.
Ao anunciar sua decisão, Rita afirmou que "toda a vida do Bob foi
centrada em África, não na Jamaica". Os jamaicanos foram amplamente
contra a proposta, e a comemoração do aniversário de Bob em 6 de fevereiro de 2005 foi celebrada em Shashamane pela primeira vez, pois, antes todas as outras haviam sido realizadas na Jamaica.
FONTE: WIKIPEDIA
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