quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A ORIGEM DA HARMÔNICA DE BOCA - por RONALD SILVA




A ORIGEM DA HARMÔNICA DE BOCA
Texto e ilustrações de Ronald Silva
Maestro e Arranjador

Historicamente não esta bem definida a origem da Harmônica de Boca. Sabemos que tradicionalmente a gaita teve seu aparecimento Há aproximadamente 5000 anos na China, durante o ImpérioHUANG-TI.
O imperador HUANG-TI proclamou:
"Duas forças do YIN e o YANG regem o universo e por
conseqüência a música."
Nesta ocasião o imperador determinou reunir 12 tubos de bambu, cada um de comprimento diferente do outro em ordem crescente.



O mais longo chamado KONG simbolisa a Terra e o outono.
O mais curto chamado CHANG simbolisa o metal e o verão. YU simbolisa a água e o inverno.
Cada um dos tubos possuía uma pequena palheta vibratória, que, ao ser acionada pelo sopro emitia um som.
Estes 12 tubos foram dispostos em torno de uma cabaça, e esta dotada de uma boquila onde o instrumentista soprava o ar para o interior do instrumento.
Cada tubo de bambu tinha no terço inferior um pequeno orifício, que ao ser fechado por um dos dedos permitia que o ar insuflado acionasse a palheta vibratória emitindo o som desejado.
Este instrumento musical chamado SHENG (que significa Voz Sublime) reproduzia em pouco mais de 2 alturas a escala musical chinesa constituida por 5 graus.
Mais tarde Durante o século XVIII, um viajante chinês levou oSHENG para a Europa Ocidental.

A partir deste período o tradicional instrumento chinês sofreu diversas modificações em sua estrutura e nos materiais de sua fabricação o que gerou novas idéias que permitiram o aparecimento da Flauta de Pan.
Muito difundida até hoje na Europa Central aFlauta de Pan e também muito popular em outros países e especialmente utilizada na música andina onde é conhecida pelo nome de Zapoña.
Até hoje a paternidade da Harmônica é disputada entre Inglaterra, Austria, França e Alemanha. 

O que a história registra é que um fabricante de orgãos, o alemãoChristian Friedrich Ludwig retém para si o direito maior de ser o inventor da Harmônica.
Ocorreu por volta de 1820, Ludwig viajava pelos diversos países da Europa como afinador de orgãos e pianos.
Para realizar o seu trabalho necessitava de um diapasão prático e de fácil transporte. Chistian então idealizou um pequeno instrumento composto por uma placa metálica onde estavam aplicadas 12 palhetas metálicas de diferentes comprimentos e afinadas de maneira que pudessem reproduzir os 12 sons da escala cromática.
Esta placa de vozes foi aplicada sobre um cavalete de madeira dotado de 12 canais que permitiam conduzir o sopro diretamente a cada uma das palhetas. Ele chamou seu instrumento de AURA.
Christian ficou maravilhado ao perceber que havia criado um instrumento exótico, pois além da reprodução da escala cromática ele conseguia com alguma habilidade também produzir música.
Com algumas alterações na distribuição das vozes e permitindo altenativa de emitir sons soprados e aspirados foi finalmente inventada a GAITA, chamada de Harmônica em razão da possibilidade de reproduzir também grupos de 2, 3 ou 4 vozes simultaneamente formando acorde.

 


Conhecida como EOLINA a Harmônica popularizou-se na Europa. Durante muito tempo este instrumento foi moda em Viena, onde senhoras a usavam como pingente no pescoço e os cavalheiros adaptava-na ao Castão (cabo) da bengala.
Mas a verdadeira paixão pela gaita teve início quando um viajante levou um destes intrumentos de Buschmann para a pequena cidade de Trossingen na orla da Floresta Negra, na Alemanha.
Matthias Hohner um modesto mas hábil relojoeiro ficou entusiasmado com o timbre sonoro daquela gaita e resolveu fabricar artesanalmente alguns instrumentos. 
Em 1857 conseguiu produzir 650 unidades, e em poucos anos conseguiu exportar as primeiras gaitas para os Estados Unidos. 
Vinte anos depois a produção da fábricaHohner (a imagem ao lado foi retirada do site da Hohner -USA) atingiu um milhão de Harmônicas e, em 1887 a fábrica empregava 400 operários. 
Em 1902 quando morreu, Mathias Hohner legou a seus filhos uma indústria com produção anual de sete milhões de gaitas. Matthias Hohner nunca se interessou em tocar Harmônica, mas dedicava-se em produzir instrumentos de alta qualidade, orgulhava-se de ser chamado


"STRADIVARIUS DA HARMÔNICA"
.
Através dos anos a Hohner já produziu mais de 1.500 diferentes tipos de Harmônicas, sendo a mais cara uma gaita especialmente fabricada para o PAPA PIO XI, na qual todas as peças metálicas com exceção das palhetas, foram feitas em ouro.
Um dos modelos mais exóticos trazia um cordão transpassado num "ilhós" especialmente para uso dos africanos, os quais não usavam bolsos, e podiam leva-la pendurada no pescoço.

A Harmônica de Boca foi criada na condição de um instrumento diatônico, sem a possibilidade de reproduzir a escala cromática. A Gaita cromática é um instrumento muito recente, desenvolvido em 1918 pelo harmonicista russo Borrah Minevitch, líder da famosa orquestra de gaitas chamada "Harmônica Rascal's".

Por muito anos a Harmônica foi nigligenciada como instrumento musical, até mesmo tratada como um brinquedo musical, conhecido popularmente como Gaitinha de boca ou simplesmente Gaitinha, como ainda ocorre em muitas regiões como norte e nordeste é chamada de Realejo. Em Portugal chamada de Harmônica de Beiçoe em outras regiões da Europa particularmente na França é tradicionalmente tratada como Harmônica.
Superados alguns preconceitos, atualmente a gaita tem conseguido algum reconhecimento entre o grande público e até mesmo entre conceituados músicos tendo adentrado às salas de concerto.

Entre os grandes músicos e renomados maestros alguns já compuseram peças musicais para este instrumento, até mesmo sob a forma clássica do concerto, como por exemplo Radamés Gnattali e Heitor Villa-Lobos, pioneiros no Brasil no que se refere à composição de concertos para Harmônica de Boca e Orquestra. Na verdade, muitos entre os músicos mais conceituados não conhecem muito bem as potencialidades da Harmônica de Boca.

Uma curiosa passagem ocorreu certa vez, quando diante de um seleto auditório de músicos europeus, o consagrado virtuose da Harmônica Johnn Sebastian pos a tocar uma gravação e pediu para que identificassem o instrumento solista. As opiniões foram as mais diversas: um Oboé, diziam alguns; outros identificaram como uma viola do período de Bach; outros sugeriram ser uma conamusa; e assim as opiniões se sucederam. Ficaram todos surpresos ao saber que se tratava da Harmônica de Sebastian.
 





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