sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Tipos de Harmônicas - Por Luciano Harmônica Falcão



A maioria das pessoas que ouvem falar da harmônica ou gaita, geralmente a associam ao blues e à gaita mais utilizada para este gênero musical - a diatônica. No entanto existem outros tipos de gaitas com afinações e tamanhos diferentes.

Vamos começar hoje falando dois tipos de harmônicas mais difundidos no mundo: a HARMÔNICA DIATÔNICA E A HARMÔNICA CROMÁTICA.

Um parêntese: Já vi muitas vezes a descrição GAITA HARMÔNICA. Isso está errado, pois os termos são sinônimos e não complementares. Quando falamos assim seria o mesmo que dizer SUBIR PARA CIMA ou SAIR PARA FORA. Então por favor nunca digam gaita harmônica ou é gaita ou é harmônica.



GAITA DIATÔNICA

                                      

A gaita diatônica tem este nome por causa da sua construção física que permite, inicialmente, tocarmos apenas músicas nas escalas diatônicas. Por isso que existem gaitas com diversas afinações como as em dó, em ré, em fá sustenido etc. Com o passar do tempo foram surgindo técnicas que permitiram aos gaitistas extrairem outras notas fora da escala diatônica, mas isso é assunto para outro dia. As gaitas usadas no blues,(as blues harp) são diatônicas mas não são as únicas. As gaitas trêmolo por exemplo também são diatônicas.

Mais aí muitos se perguntam: O que é uma escala diatônica?

De maneira simples escala diatônica é aquela construída em intervalos de tons e semitons como por exemplo a escala de dó maior que é formada da seguinte maneira:

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó

Entre dó e ré - intervalo de 1 tom
Entre ré e mi - intervalo de 1 tom
Entre mi e fá - intervalo de 1 semitom
Entre fá e sol - intervalo de 1 tom
Entre sol e lá - intervalo de 1 tom
Entre lá e si - intervalo de 1 tom
Entre si e dó - intevalo de 1 semitom

Esta organização intervalar é igual para todas as escalas maiores como Lá maior ou Fá sustenido maior, por exemplo.

As notas estão distribuídas da seguinte forma na gaita diatônica usada para o blues:
            

De modo geral as gaitas são tocadas soprando e aspirando, logo as notas no desenho acima que estão do lado da letra S, serão emitidas com o sopro e as notas ao lado da letra A serão emitidas com a aspiração do gaitista.

Para quem não conhece cifras, lá vai a tradução:

C = dó  D = ré   E = mi     F = fá    G = sol   A = lá   B = si

E os números representam os orifícios da gaita. Estes números ficam no tampo de cima dela.



As gaitas trêmolo são construídas com orifícios duplos (por vezes 8, 10, 12 ou mais conjuntos de orifícios duplos), cada uma afinada para a mesma nota, mas com uma ligeira diferença na afinação em relação a outra. Como as duas palhetas foram feitas tanto para serem sopradas quanto para sugadas ao serem tocadas, essa ligeira diferença de afinação faz criar um efeito vibratório ou tremolo. As gaitas tremolo são mais usadas para efeitos especiais. 



As gaitas oitavadas são afinadas em oitavada e são semelhantes às gaitas trêmolo, no que diz respeito ao layout das palhetas e na sua musicalidade. Em vez das palhetas terem afinação para as mesmas notas, no entanto, cada furo duplo possui uma palheta afinada com um intervalo de uma oitava entre elas. O resultado disso é um som mais encorpado e forte, mas sem o efeito tremolo. 

 8332



GAITA CROMÁTICA


A gaita cromática tem este nome por causa da sua construção física que permite tocarmos apenas músicas todas notas diatônicas e cromáticas. Também existem gaitas cromáticas em diversas afinações.

Mais aí muitos se perguntam: O que é uma escala cromática?

De maneira simples escala cromática é aquela construída em intervalos de semitons como por exemplo:

DÓ DÓ#/RÉb RÉ RÉ#/MIb MI FÁ#/SOLb SOL SOL#/LÁb LÁ LÁ#/SIb SI DÓ


A gaita cromática na verdade são duas gaitas diatônicas em um só corpo. Na placa de vozes superior a afinação está em dó, por exemplo e na placa de vozes inferior a afinação está em dó sustenido. A chave serve para justamente mudarmos as notas entre as duas placas. Abaixo você vê um desenho esquemático das partes que compõem a gaita cromática.

                           

                                


Abaixo vemos a sequência de notas em uma cromática com 12 furos ou mais conhecida como 48 vozes, por que em cada orifício podemos extrair quatro notas distintas totalizando ao todo 48 notas.





Além das cromáticas 48 vozes existem a 40 vozes, de 56 vozes e a de 64 vozes. Conforme as figuras abaixo.



Cromáticas de 48, 56 e 64 vozes













Cromática de 40 vozes

5140-Chromatic-Chromatic 40-final


A diferença entre elas é a seguinte:

40 vozes - Tem duas oitavas e meia de tessitura
48 vozes - Tem três oitavas de tessitura
56 vozes - Tem três oitavas e meia de tessitura
64 vozes - Tem quatro oitavas de tessitura


Em uma próxima publicação falarei um pouco de outros tipos de gaita como a gaita baixo e a gaita de acordes usadas em orquestras ou grupos de harmônicas.

Inté.

3 comentários:

  1. Caro Luciano: gostei de seu blog, do texto bem feito, didático e assaz compreensível para os afccionados e iniciantes de nosso querido e maravilhoso instrumento, A GAITA. Continue assim, divulgando em excelente nível as nuances da harmôncia de boca.....abraço, tio!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço ao seu comentário. Isso me mostra que estou indo pelo caminho certo. Mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir