sábado, 25 de outubro de 2014

HARMÔNICA - NOÇÕES BÁSICAS (MANEJO E EMBOCADURA)




Boa tarde queridos amantes da boa música.

Hoje vou falar de duas noções básicas da harmônica, o manejo (como segurar) e embocaduras.

SEGURANDO A HARMÔNICA

Segure a harmônica, com a mão esquerda deixando os números que ficam na placa de proteção superior da gaita na ordem crescente, como podemos ver nas figuras abaixo.

Observe a numeração que vai de 1 a 10 na gaita diatônica.
 
Tanto a diatônica como a cromática devem ser seguradas da seguinte maneira:

 





 A mão direita servirá para a criação de efeitos como o uá-uá, vibratos, surdina etc.

O canhoto deverá segurar a gaita com a mão direita, deixando a gaita também com a sua numeração conforme as figuras anteriores da diatônica e da cromática.  E os efeitos serão executados com a mão esquerda.


EMBOCADURA

Embocadura é a forma como colocamos a boca no instrumento para poder executá-lo. E na gaita, diferentemente de outros instrumentos de sopro, podemos usar vários tipos de embocadura.

A primeira e a mais simples é a embocadura de bico, onde o músico deixa os seus lábios como se fosse assobiar e nesta posição coloca-os sobre cada um dos orifícios do bocal, soprando e aspirando cada nota individualmente.

            



Uma outra embocadura é que usualmente chamada de Tongue blocking ou notas cobertas. Neste caso você poderá fazer acompanhamento e solos simultaneamente. Segundo, Ronald Silva, consiste em adaptarmos os lábios sobre o bocal da harmônica, cobrindo 2 ou 3 orifícios de uma vez fazendo com que soem como um acorde. Depois colocamos a língua voltada para o lado esquerdo da cavidade bucal e a apoiamos sobre o bocal do instrumento, de forma a cobrir 2 ou 3 orifícios cujas notas não devem ser executadas, deixando apenas o orifício da direita, para que a nota soprada ou aspirada possa soar sozinha. Veja o desenho abaixo:




Outro tipo de embocadura que pode ser utilizado para a harmônica, é a embocadura de língua em "u", que neste caso vai depender da ajuda da genética de cada um para fazê-la. Veja a figura abaixo:



Temos também a embocadura de solo em oitavas, que consiste em executar ao mesmo tempo notas iguais, porém de oitavas diferentes. O intervalo entre as notas executadas é de 5 orifícios. Para que o músico consiga fazer isso, será necessário que os orifícios intermediários sejam cobertos com a língua, ficando expostos apenas os orifícios que constituem a oitava.

Agora vou mostrar através do vídeo abaixo a embocadura de bico, a tongue blocking e a de oitavas. A embocadura de língua em "u" não mostrarei por que a minha genética não me permitiu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário