terça-feira, 4 de novembro de 2014

EVELYN GLENNIE, UMA PERCUSSIONISTA SURDA










Bom dia a todos. Conheçam um pouco de Evelyn Glennie

 A música de Evelyn Glennie desafia o ouvinte a perguntar-se de onde vem a música. É mais do que simplesmente uma tradução da notação para o instrumento para o público ? Como pode um músico que não tem quase nunhuma capacidade de audição tocar com tanta sensibilidade e paixão ?
A percussionista e compositora, vencedora de dois Grammys, ficou quase completamente surda aos 12 anos, mas a sua perda auditiva trouxe-lhe uma compreensão mais profunda e uma maior ligação à música que ama.
Evelyn Glennie é o tema do documentário Touch the Sound, que explora essa abordagem intrigante e não convencional da percussão.
Juntamente com a sua brilhante carreira a solo, Evelyn Glennie tem colaborado com músicos que vão desde orquestras clássicas a Björk. A sua carreira levou-a a centenas de palcos de todo o mundo e a gravar um dúzia de albúns, ganhando dois Grammys, um pela sua gravação da Sonata de Bartók para dois pianos e percussão (Bartók's Sonata for Two Pianos and Percussion) e outro pela sua colaboração com Bela Fleck em 2002.
A sua paixão pela música e alfabetização musical levou-a a estabelecer, em colaboração com os seus colegas músicos,  Julian Lloyd Weber e Sir James Galway, o Consórcio de Educação Musical (Music Education Consortium), para o qual obteve um investimento de 332 milhões de Libras em educação musical e recursos musicais na Grã-Bretanha.
Segundo o New York Times "Evelyn Glennie é um fenómeno".
Fonte: TED - Ideas Worth Spreading


Evelyn Glennie perdeu quase toda a sua audição aos 12 anos. Ao invés de a isolar, isso deu-lhe uma ligação exclusiva com sua música. Nesta demonstração inspiradora, a percussionista e compositora escocesa Evelyn Glennie, surda, ilustra como o ato de ouvir música envolve muito mais do que simplesmente permitir que as ondas sonoras atinjam os seus tímpanos. 
Para conhecer melhor esta musicista fantástica que superou as suas limitações físicas pela paixão pela música, acessem http://www.evelyn.co.uk/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário