sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A MÚSICA DOS GREGOS




Boa tarde a todos amantes da boa música.

Vamos falar hoje de um pouco da história da música feita na Grécia antiga.

Dos povos da antiguidade, os gregos foram os que mais se destacaram nas ciências, filosofia e nas artes. A música, o teatro e os esportes faziam parte da educação da juventude grega. A música era considerada indispensável para a formação moral dos gregos.
Dos festejos ao deus Dionísio,deus da alegria e do vinho, nasceram a tragédia e a comédia. Foi na Grécia que surgiu o nome Música, que vem de ARTE DAS MUSAS.
A música grega era monódica, ou seja, com apenas uma voz e sua escala era baseada em tetracordes (tetrachordon) interpretado na lira de quatro cordas, que receberam o nome de modos.
Originariamente os modos eram formados por apenas quatro notas.
Estes modos ganharam nomes diferentes de acordo com a região da Grécia em que predominavam.
Os gregos consideravam os modos no sentido descendente.

O modo dórico era considerado o modo principal por ser adotado em toda a Grécia e servia de base para todos os hinos e canções patrióticas. 

O modo dórico ia de mi a mi descendentemente e Platão o considerava grandioso e solene, por despertar a virtude e a coragem;
O modo frígio ia de ré a ré descendentemente e era considerado sensual e materialista, logo favorecia a impetuosidade e a orgia;
E o modo lídio que ia de dó a dó descendentemente era afável, doce e sensual, sendo usado nos cantos juvenis e favorecia a educação, despertando o gosto pelo belo e pelo puro.

Pode-se observar que os gregos antigos tinham uma percepção elevada sobre a música, atribuíndo diferentes poderes morais a cada modo. Para eles a música fazia parte da moral.

Estes modos influenciaram na criação dos modos litúrgicos, surgidos na Idade Média.

O ritmo musical era intimamente ligado à poesia. 

Segundo a mitologia grega, a lira teria sido criada pelo deus Apolo, deus das musas e de notável beleza.
Outro instrumento bastante utilizado foi o aulo, que seria uma flauta de palheta dupla conforme vocês podem observar na figura acima.

Por enquanto é só pessoal.
Inté.

Fontes: 
Med, Bohumil. Teoria da Música, 4 ed. Musimed, 1996
Zimmermann, Nilsa. A música através dos tempos. Paulinas, 2007.


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