quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

EMBOCADURAS NA GAITA CROMÁTICA

 


Bom dia meus caros. 
Vamos continuar a falar de um assunto bem importante para quem quer dominar a harmônica cromática. Em postagem anterior, lá atrás, eu falei do sopro de bico, da embocadura de língua em U e das notas cobertas e solo em oitavas. Hoje falaremos de mais duas. E para isso nos basearemos no método do saudoso Ronald Silva ou Ronald da Gaita.

TÉCNICA DO SOLO EM TERÇAS
 Segundo Ronald, esta técnica obedece as mesmas instruções com relação à técnica do solo em oitavas, ou seja, o harmonicista irá tocar ao mesmo tempo dois orifícios, porém em oitavas distintas. Diferindo apenas no fato que a diferença entre as notas será de 6 orifícios. Logo devemos executar simultaneamente as notas dos orifícios 2 e 7, 5 e 10, 7 e 12, por exemplo, cobrindo os orifícios intermediários com a língua.
Esta técnica é um pouco mais avançada e exige do gaitista um estudo paciente e demorado, mas que gera resultados incríveis.

TÉCNICA DO SOLO E ACOMPANHAMENTO
"Uma forma interessante de tocar gaita de boca, particularmente as gaitas diatônicas, consiste em manter um acompanhamento em acordes durante o trecho musical."
"Para executarmos o acompanhamento simultaneamente com o solo, devemos utilizar a técnica das notas cobertas ou em oitavas e, em consonância com o compasso musical retirarmos e recolocarmos a língua no bocal do instrumento."
Para aprofundar o assunto recomendo o método citado acima que você pode obter ou na loja virtual harmonica master ou com o grande Bené Chireia Jr.

Bons estudos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário